Educação Ambiental

Plantando vidas

Maria Cecilia F. Ferronato, Analista Ambiental na Eco Infinity

As árvores presentes na cidade fazem parte de sua história. São elementos que compõem o paisagismo urbano, proporcionando beleza cênica e diversos benefícios à população. Nos emprestam suas sombras nos dias quentes, amenizando os efeitos das altas temperaturas para pedestres e veículos, além de reduzirem a poluição sonora, servindo como um bloqueio natural às ondas de som. Ainda, possuem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o ambiente natural, muitas vezes esquecida em meio à agitação dos centros urbanos.

No município de Campinas, o Licenciamento Ambiental, ferramenta que visa minimizar os impactos ambientais de diversas atividades, ajuda a promover e incrementar o plantio de árvores na cidade. As licenças ambientais expedidas pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), órgão ambiental da Prefeitura, preveem o plantio de mudas como uma medida necessária para que uma determinada atividade seja exercida.

Este é o caso, por exemplo, da Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia. Trabalhando sempre dentro das normativas ambientais vigentes e colaborando integralmente com a SVDS, a Comunidade Santa Rita realizou recentemente o plantio de 17 mudas de árvores nativas no bairro Nova Campinas. Nove mudas foram plantadas na Av. Engenheiro Carlos Stevenson e Dr. Jesuíno Marcondes Machado e outras oito mudas foram inseridas no canteiro externo e no canteiro interno da Igreja Santa Rita.

Todas as mudas plantadas possuem ainda um QR code, sistema digital que quando identificado pelo celular apresenta informações da árvore, como nome popular, espécie (nome científico), família e seu local de origem e ocorrência. Além de cooperar com a municipalidade, o plantio de árvores promove diversos serviços ambientais que culminam por otimizar a qualidade de vida da população.

Somado aos benefícios já citados, as árvores têm um papel primordial na manutenção da fauna que habita a cidade, fornecendo recursos alimentares e locais para pouso para diversos animais, como pequenos mamíferos e aves.

Vale ressaltar que o plantio de qualquer árvore em via pública deve ser realizado mediante autorização prévia da Prefeitura e de acordo com o Guia de Arborização Urbana de Campinas, que estabelece todas as condições de plantio a fim de que as árvores tenham um desenvolvimento adequado dentro do cenário urbano. Diante de tantos benefícios promovidos pela arborização urbana, só nos resta apreciar as árvores como elementos fundamentais da estrutura urbana e incentivar o seu plantio. Plantemos!