Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Cemitério Parque Flamboyant

O conceito de cemitério parque é americano. Trata-se de um estilo, cuja intenção é igualar as pessoas. Nos cemitérios onde existem túmulos, é fácil identificar a classe social de determinadas famílias, com suas sepulturas ricas e suntuosas. O conceito parque não permite essa diferenciação. Entretanto, esse conceito significou, no final dos anos 60, quando foi inaugurado o Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas-SP, uma quebra de paradigma. Foi uma novidade na região, que deixou as pessoas resistentes.

O saudoso Padre Chiquinho e o também falecido empreendedor Braz Soares Filho foram os responsáveis pela construção do Flamboyant, inspirado no Cemitério Morumbi, de São Paulo-SP. Na área, onde hoje está a região do bairro Gramado, existia a antiga Fazenda Mato Dentro, onde estavam edificados também empreendimentos imobiliários. Para viabilizar o Cemitério Flamboyant, Braz solicitou uma parceria com a Igreja Santa Rita de Cássia, através do Padre Chiquinho, quando a legislação ainda exigia que cemitérios fossem administrados por entidades religiosas. A partir de então, foi criada a Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia, cujo presidente será sempre um sacerdote.

Com 98 mil metros quadrados, o Cemitério Flamboyant começou a disponibilizar espaços para sepultamento em 1968. O primeiro deles, contudo, demorou três anos para acontecer e foi realizado em 14 de setembro de 1971. A partir de então, as resistências à novidade de um cemitério parque começaram a diminuir.

Cata-ventos embelezam os cemitérios

Um detalhe inusitado, que até já foi manchete de um jornal da cidade, aponta para um costume muito usual nos Cemitérios Flamboyant e Aléias. Em ambos, a paisagem mostra vários cata-ventos enfeitando as lápides. Em várias cores, eles permanecem girando ao sabor do vento, dividindo com as flores a decoração do local. Não se sabe ao certo como tudo começou e não há informações precisas sobre o significado dos cata-ventos. Apenas que os brinquedos são bonitos e delicados adereços.



  • Galeria de fotos
  • Copyright © 2014 Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia.
    ee1