Finados 1
  • 27/10/2017

A Comunidade Religiosa Santa Rita, que administra os locais, preparou uma agenda de atividades para a data. A ação inédita este ano serão as aulas de ioga e as práticas de meditação

 A morte faz parte do ciclo da vida que se renova a cada dia. O fim transforma-se em começo; é quando acontece um segundo nascimento, a ressurreição. A fé nos garante que a morte não é uma aniquilação da vida, mas uma transformação. Por isso, o Dia de Finados, celebrado nacionalmente em 2 de novembro é a data em que nos lembramos daqueles que já se foram e de toda a sua passagem entre nós. Nos Cemitérios Parque das Aléias, Flamboyant e Acácias, administrados pela Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia, são esperadas mais de 20 mil pessoas para este feriado. Quem for aos campos santos em Finados encontrará um ambiente agradável e acolhedor para as preces e reflexões.

Assim como nos anos anteriores, a Comunidade preparou uma agenda de atividades para a data. A ação inédita este ano serão as aulas de ioga e as práticas de meditação, ministradas pela instrutora Paula Ribeiro, na sala A/B do Flamboyant. A ideia surgiu devido ao tema da campanha nacional de Finados, promovida por duas entidades ligadas ao setor de cemitérios e crematórios – o Sincep e a Acembra – que este ano é “Lembre-se deles antes que eles se esqueçam”. A campanha visa despertar nos familiares de pessoas diagnosticadas com a doença de Alzheimer a importância dos cuidados nos primeiros anos da doença.

Novos estudos mostraram que a ioga, prática milenar indiana, pode também ajudar a prevenir o Alzheimer, promover um envelhecimento mais saudável e reduzir os sintomas da depressão. A meditação também auxilia na melhora da memória, que no dia a dia é ativada com mais facilidade pelos praticantes. Outra atividade proposta pela Comunidade é a quick massage, que será realizada ao longo do dia na sala de estar do prédio administrativo do Aléias. Para dar o tom, haverá apresentação do quarteto de cordas Arcobaleno Musical, com sonorização nos campos do Flamboyant e Aléias, durante todo o dia. Além destas ações, terá missas na Capela de Todos os Santos, no Flamboyant, uma delas celebrada pelo presidente da Comunidade, Monsenhor Fernando de Godoy Moreira.

 

 

Horários das atividades

Meditação

 

Ioga
9h45 às 10h15

 

10h45 às 11h45
12h às 12h30

 

15h15 às 15h45

 

16h às 17h
17h15 às 17h45

 

Quick massage

 

Das 9 às 17 horas

 Missas, na Capela de Todos os Santos

 

Horário Sacerdote
7h00 Pe. Norberto Tortorelo Bonfim
8h30 Pe. Carlos Donizeti da Silva
10h30 Mons. Fernando de Godoy
14h00 Pe. Ademar Pereira de Souza
16h00 Pe. José Antônio Trasferetti

  “Lembre-se deles antes que eles se esqueçam”

 A Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia apoia a Campanha de Finados promovida pelo Sindicato dos Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) e pela Associação Cemitérios e Crematórios do Brasil (Acembra). “Sabemos a importância de se falar sobre essa doença, de dar os alertas, portanto, a participação da nossa comunidade nesta campanha nos deixa muito satisfeitos”, afirma Antônio Marquini, gerente da Comunidade. A campanha está sendo divulgada em todo Brasil e tem como objetivo despertar nas pessoas que visitam os cemitérios a importância de se fazer presente na vida das pessoas e tornar as lembranças vivas ainda em vida.